WEBMAIL | AREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
     

História de Três Lagoas

Na segunda metade da década de 1880, chegaram à região de Três Lagoas, Protázio Garcia Legal, neto de Januário Garcia Leal e que se instalou na região de Piaba, às margens do Rio Verde, e Antônio Trajano dos Santos, que se instalou na região que chamou de Fazenda das Alagoas, nome em razão das três grandes lagoas ali existentes.
Atualmente considerada como um grande pólo econômico do estado do
Mato Grosso do Sul, o município de Três Lagoas foi criado em 1915 e fundado por Antônio Trajano dos Santos. Antes a tribo indígena Ofaié, habitava a cidade, e com a chegada dos Bandeirantes, paulistas no século XVIII, que visavam a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Franscisco, foram obrigados a se mudar para outra localidade.
Depois disso, a cidade tomando formato, durante a ditadura militar, Três Lagoas era considerada “área de Segurança Nacional”, isto é, seus prefeitos não eram eleitos por voto popular e sim indicados pelo Governo Federal. Os três-lagoenses somente voltaram a eleger seus representantes em 1985, e em 15 de junho do mesmo ano, comemorou-se sua emancipação política.
A topografia local deu o nome ao município, pois ali se localizam as três lagoas, situadas no perímetro suburbano da cidade. Com 10 mil quilômetros de extensão, Três Lagoas fica próxima a divisa com o estado de São Paulo, no entroncamento de importantes rotas de transporte como rodovias, hidrovias e ferrovias, e conta com um aeroporto municipal que atende aeronaves de pequeno e médio portes. Com uma localização estratégia e devido a esse completo sistema de transporte, a produção industrial e agrícola é facilmente transportada aos centros de consumo e exportação.
Três Lagoas é auto-suficiente no setor energético, recebendo energia da Hidroelétrica de Jupiá, que produz 1 milhão e 560 mil kw, e da Termelétrica movida por gás natural que tem o potencial de gerar 480 Mw. O município está em processo de industrialização modificando seu perfil econômico, que antes era somente baseado no setor agropecuário em função da qualidade de seu rebanho e na fertilidade de suas terras, que continua forte.
Com aproximadamente 100 mil habitantes em 2010, a cidade possui um índice populacional crescente, isso devido a ampliação do parque industrial, considerado o maior do estado, gerando milhares de empregos.


 

 

 

 

 

 

 
11/12/2017 11:32
11/12/2017 10:53
06/12/2017 11:34
05/12/2017 13:00