WEBMAIL | AREA RESTRITA
CSS based drop-down menu

PALAVRA DO PRESIDENTE

Mandato para mudanças

Mudança é uma das palavras de ordem para o novo presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, André Bittencourt (PSDB), eleito com votos de 16 dos 17 vereadores que formam a Casa. Para ele, novas atitudes, novas ações e comportamentos são a meta para resgatar e fortalecer a imagem do Legislativo municipal junto à população.

“Hoje, a classe política brasileira passa por uma grande crise de credibilidade e, por isso, de representatividade. Cabe a todos nós, homens públicos de cargos eletivos ou administrativos, operarmos grandes mudanças para que a população, que deposita seu voto de confiança, volte a acreditar que a política tem a função de melhorar a vida de todos e que os políticos são seus legítimos representantes.

Eleito como vereador, pela primeira vez, cabe a mim presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Três Lagoas, no biênio 2017/2018 e também no biênio 2019/2020, comandando um time de outros 16 vereadores, 42 servidores efetivos, cinco comissionados, assim como a coordenação da vida funcional de 85 assessores de gabinete e 26 futuros novos servidores efetivos, recentemente aprovados em concurso, além de ter o encargo de todo o gerenciamento de despesas e ações administrativas e parlamentares da Câmara. Portanto, tenho um grande desafio.

Para enfrentar os desafios, de resgate da imagem e credibilidade do Poder Legislativo e de coordenar a Casa, a meta da gestão será apostar em mudanças. A seguir, pontuo algumas que serão necessárias:

  1. União – a primeira meta é unir os vereadores e servidores para concretizar o projeto de fortalecimento da Câmara. Somos muitas cabeças diferentes, com linhas diferentes de atuação, mas pretendo ouvir e integrar a todos, dentro do possível, para que suas ações estejam alinhadas ao propósito maior.
  2. Informação – a maioria dos cidadãos não conhecem as reais funções dos vereadores, fazendo com que sejam cobrados e julgados, negativamente, por atribuições que não são nossas, mas sim do Executivo. Pretendemos trabalhar a informação para buscar minimizar este erro e para dar publicidade dos nossos atos, que é um dos princípios do serviço público.
  3. Proximidade – as pessoas querem ver, ouvir, conhecer seus representantes, trocar informações, saber o que eles estão fazendo, cobrar, dar sugestões. A interação entre homem público e cidadão tem que crescer, não podemos ter medo de quem nos elegeu. Por isso, estamos programando, dentro das possibilidades financeiras da Câmara e da criatividade da equipe, um processo de real proximidade.
  4. Independência e parceria – pode parecer difícil equilibrar a independência do Poder Legislativo e, ao mesmo tempo, estabelecer parceria com a administração do prefeito, mas vamos procurar usar o bom senso e a boa negociação para alcançar resultados que sejam efetivos para nossa população. Primeiramente, temos que manter a função de fiscais do povo, temos muito trabalho e queremos a cidade nos trilhos. Porém, não vemos motivos para não andar juntos, em tudo que for benéfico, e colher os frutos juntos, em prol de toda a cidade.
  5. Rigor com o dinheiro público – enfim, este talvez seja um dos tópicos mais críticos. A crise econômica que vive o mundo, o Brasil e até Três Lagoas, não permite que esbanjemos dinheiro público. Aqui, devemos mudar bastante, cada gasto deverá ser bem pensado, vendo o custo benefício para a sociedade. Não poderemos brincar de fazer política, principalmente nesta questão, mas devemos usar os recursos com cautela e responsabilidade.

Tenho sentido nos meus colegas vereadores, tanto os sete reeleitos quanto os nove novos, uma enorme gana de trabalho, de fazer diferente e de mudar o cenário de descrédito, além do cenário concreto da qualidade de vida de Três Lagoas. Meu compromisso será trabalhar duro, pessoalmente, e tentar engajar servidores, assessores e vereadores neste projeto de inovação, que, espero, chegue aos três-lagoenses como a conquista de novos ares e de novas esperanças”.

Contamos com todos.

André Bittencourt

Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas