WEBMAIL | AREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara apoia campanha de realização de exames para identificar hepatites
 


>>03/08/2017


Ação ocorreu durante sessão desta semana; 93 exames foram realizados

 

Ainda durante a sessão desta semana, por iniciativa da vereadora Cristina, servidores do Programa Municipal IST/AIDS estiveram na sede do Legislativo Municipal (na parte externa, na entrada), para realizar, gratuitamente, exames para identificar Sífilis, Hepatites virais e HIV.

O ato também marcou o encerramento da campanha "Julho Amarelo", alusivo à cor, que, geralmente, o infectado fica quando a doença se manifesta.

Aliás, por conta da gravidade da doença, a vereadora apresentou um projeto que cria a Semana de Prevenção das Hepatites Virais. O dia 28 de julho é considerado o Dia Mundial das Hepatites Virais, período destinado à prevenção e o controle das hepatites, que já acontece todos os anos, no Município.

Nesta semana, a campanha dos servidores da saúde, ocorreu na zona rural, Clínica do Idoso, Cem e na Câmara, onde marcou o encerramento da ação.
Cristina também apresentou dados sobre as hepatites, bem como, formas de prevenção. Ela frisou, por exemplo, que as hepatites B e C são doenças crônicas, silenciosas, que não apresentam sintomas iniciais, demorando anos, para se manifestar e quando surge, já é num estágio avançado, além disso, os vírus das hepatites atacam um dos grandes órgãos do corpo humano: o fígado.

A Hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados, a hepatite B, através de relação sexual, sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas, alicates, ou qualquer objeto perfuro cortante.
Outra informação importante citada pela vereadora, na tribuna é que 1,5%, das hepatites causam mortes.
Desde 2010, têm-se feitos várias campanhas de prevenção. Os testes são de graça e estão disponíveis na rede pública de saúde. Há vacina apenas para a hepatite C e apenas para pessoas de até 49 anos.

De acordo com a coordenadora do IST/AIDS/ Hepatites virais, Suzie Donero, os testes podem fazer o teste na sede do Programa, das 12h às 16h, na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, gratuitamente. No local, também são feitas avaliações e orientações, até mesmo repetição de um exame inicial.

Na ação na Câmara, 31 pessoas fizeram exames, cada uma fez 3 tipos, totalizando 93 exames realizados.

Em Três Lagoas, os dados são os seguintes: 656 pessoas com o vírus HIV; 180, com Hepatite C e 56 com Hepatite B, todas em tratamento.

 



 
11/08/2017 12:10
10/08/2017 10:07
09/08/2017 11:20
09/08/2017 11:00
04/08/2017 11:00